Nossa História

Criado em 1952 pelo então professor Anselmo dos Santos, com o nome Instituto Mesquitense de Ensino. Situava-se na rua Henrique Lusac, 1075, Chatuba - Mesquita.Tinha como objetivo fundir a educação e a cultura dentre os povoadores da florescente vila. No começo, atendia apenas aos alunos da 1ª à 5ª séries.

Era uma escola registrada, o que era difícil na época, muito bem organizada, com uniformes para alunos e professores, e em seu currículo escolar ministrava aulas de educação física, e educação artística, entre outras.

No ano de 1958 o colégio passou a atender na rua Onix, ainda com as mesmas características.

Em 1966, regido pela lei nº 4024, lei das diretrizes e bases da educação nacional, o Instituto Mesquitense de Ensino implantou o curso ginasial, incentivado pelo professor Guido que cuidou de toda a documentação. Nesse momento o colégio passou a denominar-se Centro de Orientação Educacional Professor Anselmo, englobando os cursos primário, ginasial e curso supletivo (que funcionava à noite), e também o jardim de infância (Os Curumins), funcionando neste período em sua sede própria na antiga Praça de Mesquita, nº 41 (hoje conhecida como rua Professor Anselmo).

Em 1968, foi criado uma nova unidade do colégio na rua Egídio (do outro lado da linha do trem) com o nome de Centro Educacional Manoel Afonso, sendo dirigido pelas professoras Sandra e Idete (irmãs). Nesse período o colégio ficou com duas sedes, uma na antiga Praça de Mesquita que funcionou até 1976, e outra na rua Egídio, onde encontra-se até hoje.

Em 1980 a direção do colégio mudou por questões financeiras, para um grupo formado por dona Maria da Conceição, e seus irmãos, dona Amélia, dona Lourdes, sr. Paulo e sr. Plínio e esposas, dona Terezinha e dona Marilda. Ao longo deste período o prof. Anselmo, por questões de saúde, propôs a venda do prédio para a sociedade formada, e após as negociações, o prof. Anselmo deu seu voto de confiança para o grupo formado (inclusive por seus ex-aluno: sr. Paulo e sr. Plínio), exigindo que o nome do colégio fosse Colégio Professor Anselmo (CPA).

Em 1981 houve a legalização na Secretaria de Educação, com o nome de Entidade Mantenedora Furtado de Oliveira Ltda., usando como nome fantasia Colégio Professor Anselmo. O nome Entidade Mantenedora Furtado de Oliveira vem do sobrenome dos sócios.

A partir de então o Colégio Professor Anselmo vem se expandindo, tendo criado sua quadra de esportes, sala de informática, biblioteca, cantina, e o acréscimo de salas de aula.

©Copyright 2017 Colégio Professor Anselmo. Todos os direitos reservados.